Atendimento Domiciliar

Orientação e suporte domiciliar.
A atenção domiciliar visa proporcionar ao paciente cuidados de profissionais de saúde, de acordo com a indicação médica, sem deixar de estar próximo da rotina da família, diminuindo o risco de infecções, aumentando a qualidade de vida, além de estar no aconchego do lar.
Suporte ao Cuidador
Acompanhamento Especializado
Procedimentos e Tratamentos
Adesão ao Serviço
Sobre o Serviço
Assistência domiciliar: assistência centrada no cuidador orientada pela equipe de Atenção Domiciliar.
- Capacitação e orientação ao cuidador;
- Tratamentos parenterais ou reabilitação em afecções agudas ou crônicas agudizadas;
- Acompanhamento clínico;
- Cuidado multiprofissional na situação de procedimentos mais complexos, uso de equipamentos;
- A abrangência de cobertura do Serviço de Atendimento Domiciliar é nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado.
- Atuar como elo entre a pessoa cuidada, a família e a equipe de saúde; Escutar, estar atento e ser solidário com a pessoa cuida.
- Atuar como elo entre a pessoa cuidada, a família e a equipe de saúde;
- Escutar, estar atento e ser solidário com a pessoa cuidada;
- Ajudar nos cuidados de higiene;
- Estimular e ajudar na alimentação;
- Ajudar na locomoção e atividades físicas, tais como andar, tomar sol e exercícios físicos;
- Estimular atividades de lazer e ocupacionais;
- Realizar mudanças de posição na cama e na cadeira, e massagens de conforto;
- Administrar as medicações orais, conforme a prescrição e orientação da equipe de saúde;
- Comunicar à equipe as mudanças no estado de saúde da pessoa cuidada;
- Outras situações que se fizerem necessárias para a melhoria da qualidade de vida e recuperação da saúde dessa pessoa.
- Encaminhar por e-mail ao Atendimento Domiciliar: coordenacao.domiciliar@unimedprudente.com.br;
- A Unimed entrará em contato com o médico solicitante ou familiar/cuidador, caso necessário;
- Haverá visita ao domicílio para verificar infraestrutura, quando necessário;
- Após avaliação, o Atendimento Domiciliar retornará a solicitação através do formulário de contrarreferência, para que o médico solicitante possa orientar o paciente quanto ao seu ingresso na atenção domiciliar, ou seu referenciamento para outro ponto de atenção que melhor contemple seu estado de saúde/doença.
Ao beneficiário em Atendimento Domiciliar, acometido de intercorrências agudas, será garantido atendimento, transporte e retaguarda para as unidades assistenciais de funcionamento 24horas/dia, previamente definidas como referência para o beneficiário.
Acamado com alto grau de dependência e limitação funcional que não tenham condições de deslocar para Unidade de Saúde.
- Ter indicação necessariamente do médico cooperado ou médico da Rede de Cuidados Continuados;
- Presença de CUIDADOR formal ou informal;
- Presença de responsável;
- Concordância do paciente/responsável do Plano de Atendimento Domiciliar e regras do Serviço de Atendimento Domiciliar;
- Domicilio ter condições mínimas de segurança e higiene.
- Família não colaborativa;
- Não cumprimento das orientações do médico e da equipe do Atendimento Domiciliar;
- Internação hospitalar;
- Transferência de residência para fora da área de abrangência;
- Exclusão ou cancelamento do plano de saúde;
- Agressão verbal, física e moral da equipe;
- O beneficiário poderá abandonar o Programa a qualquer momento, sem qualquer prejuízo para ele ou seus familiares, excetuando-se os prejuízos naturais decorrentes da descompensarão do seu quadro clínico.
- Alcance de condições clínicas, que permita que o beneficiário tenha acesso à rede de atenção à saúde;
- Alta administrativa;
- Alta médica;
- Cura;
- Transferência de residência para fora da área de abrangência;
- Melhora da autonomia e capacidade de autocuidado;
- Internação hospitalar;
- Óbito.