Dia Internacional do Cooperativismo reforça a união em prol do bem comum
Voltar

Dia Internacional do Cooperativismo reforça a união em prol do bem comum

Autor: Comunicação Unimed Prudente
1 min de leitura

Mais do que um modelo de negócio, o cooperativismo é uma filosofia de vida que prioriza a colaboração, a inclusão e o desenvolvimento coletivo. Criado pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) em 1923 e reconhecido oficialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1995, o Dia Internacional do Cooperativismo é celebrado todos os anos no primeiro sábado de julho, com o objetivo de destacar a contribuição das cooperativas para um mundo mais justo e sustentável.

Atualmente, o movimento está presente em mais de 100 países e envolve cerca de um bilhão de pessoas em todo o mundo. No Brasil, são cerca de 6,6 mil cooperativas e mais de 13 milhões de cooperados que atuam em diversos ramos, como saúde, crédito, educação, agricultura e transporte. Juntas, essas instituições contribuem diretamente para a geração de empregos, o fortalecimento da economia local e a promoção de justiça social.

Nosso Jeito de Cuidar

Na Unimed Presidente Prudente, o espírito cooperativista é celebrado diariamente e está presente em todas as ações do dia a dia, pois cooperar é a nossa essência. É o jeito Unimed de cuidar.

Fundada sobre os princípios da cooperação e da valorização do trabalho médico, a cooperativa tem como missão oferecer atendimento de qualidade e promover o bem-estar dos seus beneficiários e da comunidade. Da nossa união nasce uma presença que transforma vidas.

Mais do que um ideal, o cooperativismo se traduz em ações concretas: seja no acolhimento humanizado, no trabalho em equipe entre os profissionais de saúde, ou nas iniciativas sociais promovidas pela cooperativa. Da união entre médicos cooperados, colaboradores e comunidade, nasce uma rede forte, comprometida com a vida.

Princípios do Cooperativismo

A Unimed Presidente Prudente fortalece o cooperativismo na área da saúde e o impacto positivo desse modelo na vida dos médicos cooperados e da comunidade. Através dos 7 Princípios do Cooperativismo:

1. Adesão livre e voluntária: Cooperativas são abertas a todas as pessoas que queiram participar e assumir responsabilidades, sem discriminação de raça, gênero, religião, política ou classe social.

2. Gestão democrática pelos cooperados: Os cooperados controlam democraticamente a cooperativa. Cada associado tem direito a um voto e participa ativamente das decisões e da definição das políticas da organização.

3. Participação econômica dos cooperados: Os cooperados contribuem para o capital e o controlam de forma democrática. Os excedentes são usados para o desenvolvimento da cooperativa ou distribuídos conforme a participação.

4. Autonomia e independência: Cooperativas são autônomas e autogeridas. Parcerias com outras instituições devem preservar o controle democrático pelos cooperados e a independência da organização.

5. Educação, formação e informação: Cooperativas promovem a educação dos cooperados, colaboradores e do público, fortalecendo a compreensão sobre o cooperativismo e sua importância na sociedade.

6. Intercooperação: Cooperativas fortalecem o movimento cooperativista atuando em conjunto com outras cooperativas em níveis local, regional, nacional e internacional.

7. Interesse pela comunidade: Cooperativas atuam de forma responsável para o desenvolvimento sustentável de suas comunidades, por meio de ações e políticas aprovadas pelos cooperados.

Cooperar para transformar

Celebrar o Dia Internacional do Cooperativismo é reconhecer o poder da coletividade e da cooperação como caminhos para um mundo mais justo. Na Unimed Presidente Prudente, esse compromisso é diário — está no jeito de cuidar, de trabalhar em equipe e de oferecer saúde com responsabilidade e acolhimento.

Compartilhe este artigo