Quando o clima muda, sua saúde sente: Dicas para lidar com a amplitude térmica
Voltar

Quando o clima muda, sua saúde sente: Dicas para lidar com a amplitude térmica

Autor: Comunicação Unimed Prudente
1 min de leitura

Pela manhã, casacos e acessórios de inverno são indispensáveis. À tarde, o calor volta a predominar e os agasalhos são guardados. Quando a noite cai, o frio retorna. Essa oscilação de temperatura — conhecida como amplitude térmica — exige atenção e cuidados com a saúde. Desta forma, a Unimed Presidente Prudente traz algumas dicas importantes para ajudar na prevenção de doenças.

Nosso corpo possui um mecanismo chamado “termorregulação”, que visa manter a temperatura interna estável. Porém, quando exposto a variações bruscas de temperatura, o organismo precisa trabalhar mais para manter esse equilíbrio e provocar uma sobrecarga, o que, consequentemente, leva à queda da imunidade.

Essa redução nas defesas do corpo facilita o surgimento de doenças respiratórias, como gripes, resfriados, sinusites e o agravamento de condições como rinite, asma e bronquite. Além disso, a exposição a ambientes fechados durante períodos frios contribui para a propagação de vírus e bactérias.

Cuidados essenciais

Durante a rotina, algumas medidas preventivas podem ser adotadas para minimizar os efeitos da amplitude térmica na saúde:

  • Vestimenta adequada: Esteja preparado para o “efeito cebola”, ou seja, retirar peças de agasalhos conforme a temperatura varia ao longo do dia.
  • Ambientes ventilados: Mantenha os espaços bem arejados para reduzir a concentração de agentes infecciosos.
  • Hidratação constante: Beba água regularmente para manter as mucosas hidratadas e funcionais.
  • Higiene nasal: Realize lavagens nasais com soro fisiológico para eliminar impurezas e manter as vias respiratórias limpas.
  • Vacinação em dia: Certifique-se de que as vacinas, especialmente contra a gripe, estejam atualizadas.

Como funciona e o que é a amplitude térmica

A diferença entre a menor e a maior temperatura de um dia é chamada “amplitude térmica”. Ela pode ser, de certa forma, classificada em três tipos:

  • Pequena: quando a diferença entre a temperatura mínima e máxima fica entre 0°C e 5°C
  • Normal: quando a diferença entre a temperatura mínima e máxima fica entre 10°C a 12°C
  • Grande: quando a diferença entre a temperatura mínima e máxima é igual ou maior que 15°C

Na região Sudeste, o registro de dias de grande amplitude é bem comum durante os períodos de outono e inverno, podendo estender-se à primavera.

Compartilhe este artigo

Posts Relacionados